sexta-feira, 12 de junho de 2015

Fármacos que atuam no sistema nervoso central

   Os benzodiazepínico ansiolíticos atuam potencializando a ação do GABA. O GABA é o principal transmissor de inibição cerebral, sendo pouco encontrado perifericamente. Formado a partir do Glutamato pela ação da descarboxilase do Ácido Glutamínico que ocorre apenas nos neurônios sintetizadores de GABA no cérebro. Os neurotransmissores são capturados pelos neurônios GABAérgicos e pelos astrócitos.
   Os inibidores do GABA como a Biculina são pró-convulsionantes.

Onde o Gaba sobre ação de catálise da GABA-Transaminase e é destruído
   São desta classe; Diazepam, Clonazepam, Cloxazolam, Aprazonlan, Midazolan (DORMONID) e Flunitrazepam. 
    ] São Hipnóticos

   Seu mecanismo de ação ocorre ligando-se a receptores GABAérgicos em um sitio de ligação chamado GABA A, diferente de onde o GABA se liga. Facilitando a abertura de canais de cloreto e consequentemente influxo de Cl-. É importante vocês lembrarem que os Ansioliticos vão apenas facilitar a abertura, fazendo-o abrir mais vezes e não ´por mais tempo.
   Ocorre uma sinergia com o Álcool e com Barbitúricos. A interação com o alcool é mais perigosa pois pode levar a falência respiratória e morte devido a tamanha supressão do SNC.

Note que se trata de um canal iônico formado por 3 diferentes unidades. Os receptores dos benzodiazepínicos são diferentes dos receptores para GABA ou para Barbitúricos.

   Os efeitos dos ansioliticos inclúem: Sedação, relaxamento muscular, ação anticonvulsivante (incisivo), hipnótico, Amnésia retrograda focal, boca amarga, Indução enzimática (tolerância), Dependência, Depressão respiratória. 
  São bem absorvidos por via Oral e IM. O Sublingual tem efeito imediato.
 Meia vida = 4horas
   O Antídoto usado em caso de intoxicação é o Flumazenil (LANEXAT)

2 comentários:

  1. Essa aula foi retirada do livro:neurociências, descobrindo o sistema nervoso. As imagens tem como fonte o site google

    ResponderExcluir