segunda-feira, 20 de abril de 2015

Digitálicos

   Os digitálicos, ou glicosídeos cardíacos são muito eficazes na ICC e remodelagem cardíaca desde o século XIX. Naquela época torravam-se sapos que tinham o veneno da digitalis lanata púrpura para tratamento do que era conhecido como 'barriga d'água' ou seja, um equivalente ao que chamamos hoje de abdômen ascítico (que pode ser um dos sinais da ICC). Esses medicamentos hoje em dia são usados para tratamento da taquiarritmia, choque cardiogênico e insuficiência cardíaca congestiva.  

Digitais lanata purpura
   A insuficiência cardíaca congestiva (ICC) é uma patologia um tanto quanto complicada de se entender e intervir. Inicialmente há uma lesão, que impede o coração de manter seu débito cardíaco normal, a pressão arterial cai por esta ração. Os SNA adrenérgico tenta compensar essa queda de pressão liberando adrenalina e noradrenalina, que por sua vez irão aumentar a força de contração do coração e a resistência vascular periférica, que leva ao aumento da PA. Ocorre a redução do fluxo renal pela liberação de renina e consequente redução do volume urinário, aumentando a volemia, a PA, o retorno venoso, o volume diastólico final e a pressão venosa central.  
   Clinicamente podemos encontrar um paciente pálido, com as veias túrgidas (caso seja no VD), com hipóxia, anasarca (edema generalizado), ascite (barriga d'água), maior resistência vascular, PA elevada e menor débito cardíaco. Caso seja no VE pode desencadear um edema agudo de pulmão. Caso seja no VD, além das veias túrgidas encontraremos hepato-esplenomegalia.
  O corpo, como segundo mecanismo compensatório, para aumentar o débito cardíaco libera angiotensina II e aldosterona, que também fazem, respectivamente, a vasoconstrição e reduz a excreção de sódio. Ocorre a quebra da lei de Frank e Starling, perdendo a ligação de actina e miosina no músculo cardíaco.   
 

   O mecanismo de ação dos digitálicos é inibir a bomba de sódio e potássio no músculo cardíaco, e por esta razão aumenta a entrada dos íons de cálcio neste músculo. Os íons de calcio concentrados no interior da célula dará ao músculo maior força de contração. Esta ação da inibição da bomba de sódio e potássio também ocorre nos nervos simpáticos e reduz sua atividade (liberação de nora e estímulo para adrenalina).
   Em linhas gerais podemos dizer que ele irá aumentar o débito cardíaco, que acionam os barocereptores na aorta que percebem que o débito está bom e emitem um sinal para o simpático reduzir a liberação de suas catecolaminas, há o aumento do fluxo renal, redução da renina e podemos encontrar bradicardia devido o aumento da estimulação vagal (parassimpático).
   Em caso de intoxicação, que causa enjoo, mal-estar, náusea, exotoma cintilante é administrado o antídoto; Digibit (FAB). 
   Os medicamentos que possuem estas ações são: Digoxina, Digitoxina, Deslanosídeo e Obaína.

Nenhum comentário:

Postar um comentário