quinta-feira, 26 de março de 2015

Diuréticos

   Provocam balanço negativo da água por um momento, devido ao aumento do volume urinário. Ou seja, sai mais do que entra. Esta familia de medicamentos age nos nefrons, unidade funcional renal.
   Urina = (Filtração glomerular + Secreção tubular) - Reabsorção Tubular. Na fórmula propriamente dita encontramos: 

U=(FG+ST)-RT

Você sabia que:
90% da absorção independe de hormônios
Água e sódio são reabsorvidos majoritariamente no Túbulo contornado proximal (cerca de 70%)
Aldosterona reabsorve o sódio no Túbulo Contornado Distal e no coletor
ADH (Hormônio Anti-diurético) reabsorve água no tubo coletor.

Breve revisão da 'anatomia' do nefron relacionada aos locais de reabsorção de cada íon e função dos diuréticos 

Diuréticos Osmóticos

   Manitol possui alta osmolaridade. Por via oral não é absorvido e causa diarreia. Para ter ação diurética é feita a infusão em dripping. É muito importante monitorar a PA do paciente por se tratar de um medicamento altamente osmótico aumenta o volume vascular pode levar a uma crise hipertensiva.É grandemente usado para o tratamento do glaucoma e do edema em SNC, pois 'puxa' o excesso de água do edema, aliviando a pressão.

Diuréticos Inibidores da Anidrase Carbônica

   Acetazolamida age no Túbulo contornado proximal, inibindo a enzima anidrase carbônica. Esta enzima é responsável pela formação do Ácido Carbônico (H2CO3). Observe a ação resumida desta enzima no quadro abaixo.


   Em relações práticas poderemos observar que com o uso deste medicamento o pH da urina tende a aumentar e o do sangue a diminuir. Redução do sódio no sangue (Hiponatremia) por excretá-lo mais. 
   São usados para o tratamento de alcalose metabólica e redução de PA. É importante observar o balanço hídrico deste paciente.

Diuréticos Tiazídicos

   Hidroclortiazida, Clotalidona e Indapamida atuam no Tubo contornado distal. Provocam a inibição ativa da reabsorção de sódio, cloro e potássio. São usados para tratamento da hipertensão arterial sistêmica estágio I e edema. Normalmente são associadas a beta-bloqueadores e/ou vasodilatadores num geral. 
   Efeitos: Redução na excreção de Cálcio, redução na excreção de acido úrico, reduz a sensibilidade a insulina, aumenta a excreção de sódio e aumenta grandemente a excreção de potássio. É necessário que o enfermeiro realize balanço hídrico, veja a PA, reponha potássio, observe piora em sintomatologia de gota, verifique constantemente a glicemia em diabéticos e pré-diabéticos. 

Diuréticos de Alta Potência ( De Alça)

   Furosemida atua vasodilatando levemente por aumento na liberação de oxido nítrico (NO) e inibindo a anidrase carbônica além de se tratar de um diurético de alça.
   Furosemida, Acido etacrinico e Bumetanida atuam na porção descendente da alça de Henle, inibindo a reabsorção de sódio por inativação do sistema sódio-potássio-2cloros. São amplamente usados na crise hipertensiva, cálculos renais e edema agudo de pulmão.
Fotossensível
   Efeitos: Causa alcalose, reduz PA, aumenta a excreção de sódio, cloro, potássio e cálcio, aumenta o ácido úrico sanguíneo.


Diuréticos Poupadores de Potássio

   Espironolactona e Aldactone atuam no túbulo contornado distal e inicio do tubo coletor. Bloqueia a ação da aldosterona, que reabsorve o sódio e excreta o potássio. São usados na síndrome hepática, insuficiência cardíaca, hipocalemia (pouco potássio no sangue),  dentre outros.
   Efeitos consideráveis: Redução da PA pela eliminação de sódio e hipercalemia. 
Além de ser um poupador de potássio a espironolactona é usada para o tratamento da calvície, principalmente feminina

Um comentário: